Técnico em Logística: área de mercado promissora no Ceará


Foto: Pexels

Setor logístico segue em crescimento no estado do Ceará


Um dos efeitos do fechamento compulsivo do comércio presencial, por conta da pandemia, foi a expansão das vendas pela internet por parte de muitas empresas. Algumas que sequer tinham o serviço online tiveram de criá-lo para não deixar de vender no período dos lockdowns. 


A mudança de direcionamento para o mercado de entregas foi tão significativa que o Nordeste resolveu adotar de vez essa modalidade de vendas. Por essa razão, a região entrou no cenário de destaque nacional com o recebimento de grandes investimentos e construções de vários condomínios logísticos - espaços para o armazenamento de produtos e insumos com rateio de custos. 


Segundo Matheus Miller, membro do comitê técnico da maior feira de logística do Norte e Nordeste, a Expolog, o Ceará está numa posição privilegiada, do ponto de vista dos novos investimentos no ramo logístico. Nas palavras de Miller, que também é advogado especializado em infraestrutura, "o Ceará vem se preparando para ser um grande hub logístico no Nordeste". Miller ainda ressalta que a conclusão de grandes obras de infraestrutura para o escoamento de mercadorias a nível nacional deve potencializar a dinâmica do setor logístico no país nesses próximos anos.
 
 
 


Técnico em Logística: a profissão que será disputada nos próximos anos

Foto: Pexels


Conceito e Atribuições do Técnico em Logística


Seguindo esta previsão dos especialistas, uma profissão pouco notada está ganhando projeção como alternativa de investimento profissional: o técnico em logística.

Este conceito de "técnico" na área de logística surgiu da necessidade de uma mão de obra mais qualificada na parte operacional da estrutura logística das empresas, exigindo um treinamento técnico com maior apuramento, bem como um entendimento teórico mais claro sobre o funcionamento das cadeias de distribuição. 

O técnico em logística entra em cena para preencher essa lacuna: ele é o responsável pela solução dos problemas que aparecem ao longo da rede logística operacional da empresa, abrangendo os mais variados serviços, como planejamento, organização de estoques, compras, desenvolvimento de relações empresariais, abastecimento de produção, gerência do fluxo de mercadorias e transporte das mesmas ao consumidor final. 

Por conta dessa complexidade de trabalho, o técnico em logística foi desenvolvido nos ramos empresariais para ser o responsável por essa gama de tarefas que, muitas vezes, as posições de gestão não possuem tempo hábil para resolver. Por isso, um curso na formação de técnico em logística foi desenvolvido nos últimos anos.
 

Curso Técnico em Logística: onde encontrar em Fortaleza

A maioria das instituições que ofertam cursos na área de logística são Universidades, disponibilizando cursos superiores de Graduação e Tecnólogo, demandando um investimento financeiro e de tempo razoavelmente grandes. Porém, os cursos técnicos são de tipo profissionalizante, visando um tempo bem menor e mais objetivo de estudos, gerando, consequentemente, um investimento financeiro também reduzido. 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Fortaleza está com a disponibilidade de uma nova turma do curso Técnico em Logística já para início no dia 24 deste mês de Abril de 2022. O polo de aprendizagem é a unidade do SENAI localizada no bairro Jacarecanga. Para saber mais acesse o link: https://www.senai-ce.org.br/cursos/1306/tecnicos/tecnico-em-logistica
 

Outras opções do curso Técnico em Logística no Ceará

O SENAI também oferta o curso em Juazeiro do Norte e a Escola Politécnica Brasileira também oferece essa profissionalização nas cidades de Jaguaribe, Acaraú, Barbalha, Várzea Alegre e Sobral. Confira a página da Escola Politécnica Brasileira no link: Técnico em Logística - Escola Politécnica Brasileira
 
 
Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias