Procrastinação: como superar esse problema

Foto: Pexels




A procrastinação é uma das piores inimigas da produtividade e deve ser evitada


Todo mundo já passou por alguma situação em que não conseguiu fazer o que havia planejado.

A sensação de paralisia em relação ao trabalho a ser feito, constantes atrasos e falta de resultados no trabalho podem ser identificados como procrastinação.

Nossa mente não consegue focar na tarefa e se distrai com qualquer estímulo, buscando recompensas rápidas e rejeitando o desconforto de realizar algum trabalho.

A dificuldade de terminar um trabalho, um projeto ou estudar toda a matéria de uma prova causa muito incômodo porque a recompensa não é de curto prazo.

Os frutos dessas atividades e a satisfação do resultado leva tempo para se alcançar.

A tendência é as pessoas distrair sua atenção com hábitos que recompensam a curto prazo.

Superar a procrastinação é o desafio a ser vencido na sociedade moderna, na qual todos são bombardeados com estímulos de todos os tipos.


Definição


Procrastinação é o hábito de adiar ou deixar de fazer o que deveria ser feito pelo indivíduo.


Torna-se um sério problema quando impede as atividades normais de um indivíduo, como trabalhar ou estudar. Tem causas em problemas psicológicos e fisiológicos.




Consequências da procrastinação



Caracterizada por um verdadeiro ciclo vicioso, a procrastinação aumenta o stress e ansiedade, devido ao acúmulo de tarefas não realizadas e faz crescer na mente da pessoa procrastinadora uma sensação de culpa, e que se não tratada de maneira adequada só torna mais difícil superar o problema.




Atitudes para vencer a procrastinação






Comece de algum modo, de qualquer forma


Não espere a grande ideia surgir na sua cabeça para começar um trabalho. Seu projeto ou trabalho vai sendo aprimorado conforme for construído. Ele não vai nascer perfeito. A inspiração se alimenta do trabalho. Do contrário, a procrastinação não deixa você dar o primeiro passo.



Divida as tarefas


A divisão de tarefas em micro-tarefas é um excelente mecanismo de aumento de produtividade, pois nossa mente enxerga as tarefas menores como realizáveis e mais agradáveis.

Você conseguirá concluir uma micro-tarefa e sentirá a satisfação de ter cumprido sua meta. Aos poucos o objetivo completo terá sido atingido.



Evite planos impossíveis


Tente focar na quantidade de trabalho e nas tarefas que você pode no momento. Seja honesto consigo e não planeje para amanhã uma revolução na sua vida.

Um passo em direção à procrastinação é tentar correr no ritmo que você não está preparado ainda. Vá no seu ritmo e faça avanços aos poucos.



Evite pensar "Depois eu faço"



Esse pensamento de deixar para fazer as coisas depois é o principal gatilho do comportamento procrastinador. Quando um pensamento assim tomar sua mente, busque afastá-lo.

Isso requer bastante força de espírito da sua parte, mas com esforço você será capaz de aos poucos superar a vontade de adiar seus compromissos.



Perdoe a si mesmo



Caso a pessoa tenha deixado de lado alguma obrigação, é importante refletir a respeito, entender o que deve ser feito, mas não se deve carregar culpa e possuir um baixo conceito sobre si mesmo.


Tente não sofrer demasiadamente. Aprenda a perdoar a sua falha, o importante é continuar tentando adotar uma nova postura em relação aos seus deveres.



Procurar ajuda especializada



Caso a procrastinação esteja associada a crises de ansiedade ou depressão e tenha influencia em outras aspectos da vida da pessoa, a melhor medida é buscar auxílio de um profissional, seja a origem problemas fisiológicos ou psicológicos.














Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias