9 dicas para primeira entrevista de emprego

Foto: Pexels



Como superar a primeira entrevista e obter sucesso na seleção

 

Quando começamos a vida profissional, um dos momentos que causam mais apreensão e incertezas é a primeira entrevista. Para enfrentar esse momento, é preciso superar o medo e a insegurança do primeiro passo. 

Contudo, foi para isso que você se preparou durante sua jornada de estudos e sabendo se portar conforme as dicas listadas neste artigo, você poderá ingressar na vaga que deseja. 

Primeiro é preciso entender  que se trata de um processo seletivo que é utilizado de maneira criteriosa pelas empresas e que não se trata somente de uma decisão pessoal do entrevistador.

Ele vai querer saber do candidato se ele é a pessoa adequada para perfil profissional que a empresa busca e para isso as entrevistas seguem padrões estabelecidos pelos experts do recrutamento de pessoas. 

É muito frequente que os perguntas sejam genéricas e abertas para o candidato justificar suas respostas. 


Dicas para a primeira entrevista de emprego


Ensaie a sua entrevista


Depois de ter agendado o dia da sua tão esperada primeira entrevista, grave um ensaio com as perguntas mais básicas e treine as respostas. 

Faça ajustes necessários na postura e como você vai falar. A  prática vai gerar mais segurança no momento da entrevista 


Busque conhecer a empresa e vaga


Para fazer uma boa entrevista de emprego, é necessário que você conheça o ramo de atuação do seu futuro contratante e as caraterísticas da função que você está disputando. 

O entrevistador certamente vai se impressionar quando o candidato fala sobre as forças da organização e sua situação no mercado. 

Conhecer bem a função vai permitir ao candidato mensurar de que forma ele pode usar suas características em proveito da empresa.


Pontualidade


Convenhamos que chegar atrasado na sua entrevista de emprego não vai contar pontos pra você. Portanto, busque chegar com antecedência no local agendado. 

Saia alguns minutos antes do percurso normal, pois assim você se adianta a algum imprevisto no caminho.


Use a vestimenta adequada ao ambiente


Para isso, pesquise imagens da empresa no site oficial e observe como as pessoas que trabalham lá se vestem. Sua imagem reflete o perfil desejado pela empresa.

Em ambiente muito formais, evite roupas casuais. Quando estiver em empresas que se pautam pela informalidade, evite terno e sapato social. O bom-senso é o aliado aqui.


Seja Sincero


Busque responder de maneira honesta e sem tentar causar impacto sendo algo que você não é. Evite o riso de cair em contradição na frente do entrevistador.

Ao tentar se encaixar em um perfil que não é o seu, você pode assumir uma vaga que não tem nada a ver com você e deixar passar alguma oportunidade com a sua cara.


Evite respostas curtas 


Evite respostas monossilábicas e curtas. Busque complementar suas respostas com um ponto de vista ou algum exemplo, sempre sendo objetivo. Não divague demais.


Desligue o telefone


É muito inconveniente interromper a entrevista com o som de ligação ou notificações do telefone. Não cometa esse erro.


Atenção com a Postura 


Observe sempre a postura ao andar e sentar de frente com o entrevistador. Sinais de falta de segurança como mãos no bolso ou braços cruzados devem ser evitados. Procure olhar as pessoas nos olhos. 

Isso vai causar uma boa impressão. Também não se deve exagerar nos gestos e ser prolixo nas respostas. Uma postura segura e comedida é o ideal.


Ofereça feedback


Ao final da entrevista, procure compartilhar sua opinião cordialmente ao entrevistador. Pergunte sobre a experiência de trabalhar na empresa e como se daria o início das atividades caso você fosse selecionado.






Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias