9 dicas para ser mais eficiente


Foto: Pexels


Para ser mais eficiente é necessário disciplina e organização para mudar hábitos improdutivos



Como conseguir aumentar a eficiência no trabalho e na vida pessoal? A resposta para essa pergunta é a solução de muitas das aflições da vida moderna, em que a ansiedade por não conseguir realizar as tarefas toma conta da vida de muita gente.

A intensa competitividade no trabalho e a abundância de informação no mundo contemporâneo demanda um alto grau de produtividade das pessoas, seja para cumprir as metas no trabalho, seja para se manter atualizado na dinâmica da sociedade.

Conseguir desempenhar as tarefas do dia-a-dia nunca foi tão complexo. As possibilidades de distração dos nossos compromissos são constantes e intensas. Instagram, facebook, netflix, e notícias que tomam nosso tempo são apenas alguns exemplos disso.

Devemos entregar sempre mais resultado e gerenciar o tempo com as inúmeras distrações. Como conseguir ser organizado e otimizar o trabalho? Quem não está conseguindo ser produtivo pode mudar a abordagem da situação e começar a tomar novas atitudes para obter mais resultados. Mostraremos alguns passos de como manter a disciplina e atenção para conseguir ser eficiente nas tarefas.



Como ser mais eficiente?



Cuide do seu ambiente

 
Mantenha o seu ambiente sempre limpo, organizado e longe de barulhos que vão causar distração. O local onde você realiza seu trabalho tem influência direta no quanto você conseguirá produzir. Estar a vontade e confortável aumenta muito sua produtividade. O local precisa traduzir sua personalidade, portanto decore com algum objeto que seja de sua estima.


Planeje o seu dia


Fazer uma lista com as suas tarefas para o dia seguinte durante a noite é uma excelente dica para organização. Tire 10 minutos para fazer isso. Assim, você pode manter controle sobre o que já foi e o que falta ser feito, sem deixar nada incompleto.




Valorize o sono


Quanto melhor a noite de sono de uma pessoa, mais produtiva ela será no dia seguinte. O sono bem dormido aumenta a concentração e a resistência ao stress. Você conseguirá solucionar mais problemas durante o dia. Evite usar o celular minutos antes de dormir e evite luminosidade onde for dormir. TV e luzes devem ficar desligadas.



Não acumule tarefas


Não seja aquele que começa uma coisa e deixa de lado. Depois inicia outra tarefa e dá uma pausa para fazer outra coisa. Isso é um comportamento muito contraproducente que gasta mais tempo e causa desorganização. Faça uma tarefa por vez.



"Antes o feito que o perfeito"


O perfeccionismo pode ser algo negativo quando é motivo de hesitação ao início de uma tarefa. Sempre vai ser melhor entregar aquilo que você se comprometeu realizar do que não fazer por não possuir as melhores ferramentas ou as condições que julga ideais.




Trabalhe pausadamente


Sempre faça pausas durante o jornada de trabalho, assim evita-se o esgotamento produtivo. O momento da pausa serve para você relaxar, refrescar a mente e reduzir a tensão da tarefa. Muitas vezes as melhores ideias surgem nos momentos quando nos afastamos do problema e vemos por outra perspectiva. Isso vai permitir que você trabalhe por períodos mais longos.




As vezes, diga não


Recusar tarefas pode poupar a pessoa de futuros transtornos. Quando a carga de tarefas já está grande, é recomendável dizer "não" se alguém lhe delegar outra atribuição. Saiba expor os motivos e realize o que já tem que fazer.




Elimine distrações

Para ganhar tempo produtivo, é certo que devemos cortar tudo aquilo que causa distração do foco no trabalho. Redes sociais, sites de notícias, e conversas que podem ser respondidas no devido momento devem ser evitadas. Após tomar essa medida, você perceberá que estará realizando suas tarefas no tempo correto.


Estabeleça metas


Criar metas de desempenho funciona como desafio e motivação para quem precisa se melhorar a produtividade. Estabeleça metas diárias e semanais para gerenciar melhor seus horários e tarefas.
Você trabalhará em função de sua meta e servirá como um guia. Mas atenção para não cair no erro de estipular metas inalcançáveis. Comece devagar e aumente a carga de trabalho progressivamente.



Esperamos que as dicas sejam úteis para o leitor aumentar sua produtividade e alcançar sucesso profissional.










Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias