Relação interpessoal no ambiente de trabalho

Foto: Pexels


Como cultivar uma boa relação interpessoal no trabalho?


As organizações atualmente buscam superar a antiga dinâmica chefe-empregado, fruto de disfunções do modelo burocrático no ambiente de trabalho. A palavra de ordem era a desconfiança dos patrões em relação aos trabalhadores. Isso se traduzia em falta de comunicação e somente cobranças e advertências. 


O funcionário era considerado apenas uma peça na engrenagem dos processos, o qual não possuía autonomia para sair da cartilha da função. Considerando as constantes mudanças na organização e estrutura das cadeias de comando, verifica-se a aproximação entre funções de comando e funções operacionais. 


Chefia e colaboradores atuam muitas vezes lado a lado, compartilhando dificuldades e sucessos dentro do trabalho. Conflitos certamente são inevitáveis, porém é possível trabalhar em alguns tópicos que possibilitem a fluidez do trabalho e que potencializem os resultados alcançados.


Para se alcançar um ótimo clima organizacional, podemos citar a comunicação como um aspecto obrigatório entre líderes e colaboradores. Você espera poder falar e ser ouvido, não é mesmo? Como estar satisfeito em um trabalho onde você somente recebe ordens? A queda de produtividade é quase certeza.


Outro ponto fundamental é o mútuo respeito e ética no ambiente de trabalho. Saber conviver com as diferenças e opiniões divergentes entre os parceiros é muito importante e isso também vale para chefes, líderes e colaboradores. 


Destacamos algumas condutas que melhoram sua relação com os demais colaboradores e chefia no trabalho:


Cordialidade

A arrogância no trabalho é uma conduta mal vista e normalmente vai minar sua carreira. Tente cultivar uma boa relação com todas as pessoas da organização, desde o setor mais baixo ao mais alto na hierarquia da empresa.


Responsabilidade

Seja comprometido, evite faltas, atrasos e tome responsabilidades na empresa. A postura proativa causa boa repercussão no trabalho e é um indicador para a chefia que você valoriza a sua função e que pode ser uma boa ideia apostar em você quando novas oportunidades surgirem.


Positividade

Pessoas de sucesso nas carreiras sempre enxergam as situações pelo aspecto positivo. Elas enfatizam as oportunidades e o que pode se tirar de proveito a partir de um problema. Isso é uma característica própria de líderes, pessoas com perfil para conduzir grupos de trabalho durante um projeto.


Discrição

Evite procurar conversa com o chefe para tratar de críticas aos seus colegas e de figuras do alto comando da organização. Isso causa má reputação e reforça a imagem de profissional inseguro e negativo. Gera desconfiança em todos e não o promove a nada dentro da empresa.





Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias