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Como cultivar uma boa relação interpessoal no trabalho?
As organizações atualmente buscam superar a antiga dinâmica chefe-empregado, fruto de disfunções do modelo burocrático no ambiente de trabalho. A palavra de ordem era a desconfiança dos patrões em relação aos trabalhadores. Isso se traduzia em falta de comunicação e somente cobranças e advertências.
O funcionário era considerado apenas uma peça na engrenagem dos processos, o qual não possuía autonomia para sair da cartilha da função. Considerando as constantes mudanças na organização e estrutura das cadeias de comando, verifica-se a aproximação entre funções de comando e funções operacionais.
Chefia e colaboradores atuam muitas vezes lado a lado, compartilhando dificuldades e sucessos dentro do trabalho. Conflitos certamente são inevitáveis, porém é possível trabalhar em alguns tópicos que possibilitem a fluidez do trabalho e que potencializem os resultados alcançados.
Para se alcançar um ótimo clima organizacional, podemos citar a comunicação como um aspecto obrigatório entre líderes e colaboradores. Você espera poder falar e ser ouvido, não é mesmo? Como estar satisfeito em um trabalho onde você somente recebe ordens? A queda de produtividade é quase certeza.
Outro ponto fundamental é o mútuo respeito e ética no ambiente de trabalho. Saber conviver com as diferenças e opiniões divergentes entre os parceiros é muito importante e isso também vale para chefes, líderes e colaboradores.
Destacamos algumas condutas que melhoram sua relação com os demais colaboradores e chefia no trabalho:
Cordialidade
Responsabilidade
Seja comprometido, evite faltas, atrasos e tome responsabilidades na empresa. A postura proativa causa boa repercussão no trabalho e é um indicador para a chefia que você valoriza a sua função e que pode ser uma boa ideia apostar em você quando novas oportunidades surgirem.