Cultura Empresarial: o que é?


Foto: Pexels

Entenda como funcionam as relações e os princípios de uma empresa

Você conhece a Cultura da empresa em que trabalha, ou das que já trabalhou? Algumas empresas possuem seus estatutos documentados com seus valores, códigos e normas de conduta. Outras empresas não comunicam suas regras de forma explícita, mas através da própria estrutura organizacional que ela está fundamentada. De qualquer maneira, ambos os casos não fogem dos princípios fundamentais de relacionamento profissional, que sempre está pautado nas regras gerais do convívio social sadio: ética, comprometimento mútuo, obediência à hierarquia e a consciência de nossos direitos e, sobretudo, deveres.

Mas, para explicar o que seria a cultura de uma empresa, precisamos primeiro entender mais claramente o que é Cultura em sentido geral.

O que é Cultura?


O termo Cultura tem relação com a ação de cultivar, com a ideia de cultivo, ou seja: uma atenção contínua para o desenvolvimento de alguma coisa. Esta característica é própria do Homem e ultrapassa todo o resto da natureza, que é puro instinto. Quando o homem se refugiava em cavernas ou abrigava-se nas árvores para sua própria segurança, agia como os animais, por instinto de sobrevivência. Porém, quando constrói uma estrada, ou uma praça, ou um local que já não é meramente um abrigo, mas uma habitação permanente, o homem já passa a criar algo que não estava dado na natureza, e este objeto criado, para ser repassado às gerações posteriores, precisa ser zelado, cuidado, cultivado. Quando o homem cria algo que não estava na natureza, ele cria um objeto de Cultura. Em termos gerais, Cultura é aquilo que é próprio do ser humano como criador e que é diferente do resto da natureza.


Apesar dessa definição mais genérica de “cultura” parecer muito abstrata - separada da realidade ao nosso redor -, quando juntamos essa ideia de “cultura” com a ideia de “empresa”, em nosso sentido moderno, a noção de “cultura empresarial” começa a ficar um pouco mais concreta. 

Se a cultura é algo que é próprio de um indivíduo, de um estado ou de um país, esse conceito também é aplicável com relação a uma empresa , apesar de haver pelo menos 3 itens necessários que compõem a cultura de uma empresa: a missão, os valores e a visão.

Itens básicos da cultura de uma empresa


1 - Missão


A Missão de uma empresa, seja ela pública ou privada, é a execução das atividades que ela foi estruturada para fazer, é seu propósito, sua obrigação formal na entrega de um serviço. Por exemplo; um hospital tem obrigação formal de dar auxílio à saúde para seus usuários.

2 - Valores


Os Valores são os princípios norteadores que regulam e orientam as ações tanto da empresa para com seus membros como dos membros para com a instituição e dos membros entre si, ou seja: são as normas valorativas que regem o comportamento organizacional da empresa como um todo. Por exemplo: uma empresa que precise de um ritmo de atividade mais intenso para a execução de suas tarefas vai colocar como “valor” empresarial o “dinamismo” ou “proatividade”, indicando que precisa de funcionários com auto-suficiência na prática das atividades exigidas. Os valores empresariais podem ser diferentes, dependendo do tipo de empresa, mas sempre terão a função de regular a organização empresarial. 

3 - Visão


A Visão de uma empresa é o objetivo projetado por ela como meta organizacional. É o status futuro que a empresa quer possuir, traçado por uma estratégia administrativa definida de médio a longo prazo. Por exemplo: uma empresa de determinado setor define como sua visão ser a líder de mercado do seu ramo em um prazo de 5 anos. Essa meta, para ser atingida, vai depender de muitos fatores - não apenas fatores internos de sua organização, mas, sobretudo, externos: a situação de mercado de seu ramo empresarial, por exemplo. 

O que significa a Cultura Empresarial


A Cultura Empresarial é, portanto, a interconexão desses três conceitos acima definidos, mas com uma grande gama de combinações, pois cada empresa tem uma identidade, uma marca, o que, consequentemente, significa que terá uma cultura própria. 




Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias