Foto: Prefeitura de Fortaleza
No mês de abril, a Prefeitura de Fortaleza lançará uma iniciativa inovadora para celebrar o Dia Internacional da Mulher, oferecendo 620 vagas em cursos profissionalizantes. Essa ação, parte do Programa Fortaleza + Futuro, busca capacitar mulheres da capital cearense em áreas como beleza, moda e gastronomia. A diversidade de cursos, que incluem desde confeitaria até técnicas avançadas de corte feminino, reflete o compromisso em proporcionar oportunidades igualitárias de desenvolvimento profissional.
Como participar
As interessadas nos cursos deverão realizar inscrições presenciais, apresentando documentos oficiais, comprovantes de escolaridade e residência na Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico, na Aldeota, nesta sexta-feira, dia 8. A iniciativa também exige que as inscritas sejam moradoras de Fortaleza, tenham pelo menos 16 anos e, dependendo da formação escolhida, possuam baixa renda. Os cursos ocorrerão em diferentes horários, com aulas presenciais em unidades do Senac, Senai e equipamentos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.
Enquanto a Prefeitura foca na capacitação, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) promove um mutirão entre os dias 6 e 8 de março para incluir mulheres no mercado de trabalho. A ação, parte de uma iniciativa do Governo do Ceará em parceria com a Secretaria das Mulheres, Secretaria do Trabalho e o IDT, oferece até 700 vagas de emprego voltadas exclusivamente para mulheres. O mutirão inclui processos seletivos, serviços de saúde, encaminhamento para programas de qualificação e até uma palestra de orientação para atuarem como trabalhadoras autônomas.
O mutirão conta ainda com a participação do Ceará Credi Mulher, um programa de microcrédito destinado a mulheres empreendedoras e coletivos formados exclusivamente por mulheres. Na sexta-feira, dia 8, todas as unidades do IDT/Sine em Fortaleza realizarão seleções para as vagas, além de encaminhar outras candidatas para seleções em empresas. Para concorrer, basta comparecer a uma unidade do IDT/Sine com a documentação completa e currículo.
Essas duas iniciativas destacam o comprometimento das autoridades locais em promover o empoderamento feminino, oferecendo não apenas oportunidades de aprendizado, mas também a inserção no mercado de trabalho. A diversidade de cursos e a abordagem holística do mutirão evidenciam a preocupação em atender mulheres em diferentes estágios de suas vidas, contribuindo para uma comunidade mais igualitária e capacitada em Fortaleza.
Tags:
Cursos Gratuitos