Programa Futuros da Rede Cuca oferta 400 vagas com bolsas de R$ 500,00 para jovens

Selecionados irão atuar em projetos de cultura, arte, tecnologia, biblioteca, pesquisa, direitos humanos e esporte nos equipamentos da Rede Cuca. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza



Programa Futuros: Capacitando Jovens para Transformar o Futuro

O Programa Futuros é uma iniciativa inovadora que visa capacitar e empoderar jovens para atuarem como monitores em projetos e processos criativos em diversas áreas. Com uma duração de 10 meses, de março a dezembro de 2024, o programa oferece uma oportunidade única para os jovens se envolverem em atividades relacionadas ao Esporte, Arte, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Tecnologia, Acessibilidade, Educação, Ciência, Fomento à Leitura, Economia Criativa e Empreendedorismo.

 



Este ano, o programa está selecionando 400 jovens para participar. Os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos de idade até a data da inscrição. Pessoas com deficiência (PCDs) podem participar até os 35 anos, enquanto os jovens do Sistema Socioeducativo têm a faixa etária entre 15 e 21 anos. Para se inscrever, os jovens devem enviar documento de identificação, comprovante de residência, carta de apresentação e comprovações de suas experiências. As PCDs precisam incluir também o laudo médico.

Uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 será concedida aos participantes selecionados, proporcionando um suporte financeiro durante sua participação no programa. As inscrições estão abertas até o dia 26 de fevereiro, com a matrícula dos aprovados prevista para o dia 15 de março.





Objetivos do Programa:

O Programa Futuros é fundamentado no ensino-aprendizagem, proporcionando uma vivência prática aos jovens nos projetos desenvolvidos pela Rede Cuca. Essa abordagem visa fomentar o protagonismo juvenil, estimular a ação criativa e preparar os participantes para ingressarem no mundo do trabalho, impactando positivamente suas trajetórias de vida.





Projetos Incluídos:

O Programa Futuros engloba uma variedade de projetos voltados para diferentes áreas de interesse, oferecendo aos participantes uma gama de opções para desenvolverem suas habilidades e interesses. Alguns dos projetos incluídos são:

  1. Cuca Ambiental: Voltado para questões ambientais e sustentabilidade.
  2. Monitoria em Direitos Humanos: Focado na promoção e defesa dos direitos humanos.
  3. Monitoria em Esportes: Englobando atividades esportivas e recreativas.
  4. Monitoria em Trabalho, Economia Criativa e Empreendedorismo: Preparando jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo.
  5. Jovens Pesquisadores: Estimulando a pesquisa e a investigação científica.
  6. JuvTV - Audiovisual e Novas Mídias: Explorando o campo do audiovisual e das novas mídias.
  7. JuvLab - Agência Experimental de Comunicação: Oferecendo experiências práticas em comunicação.
  8. JuvCast - Rádio e Podcasts: Envolve a produção de conteúdo em formato de rádio e podcasts.
  9. Juv.Tech - Monitoria em Tecnologia: Focado em tecnologia e inovação.
  10. Monitoria em Educação e Acessibilidade: Promovendo a educação inclusiva e acessível.
  11. Companhia de Dança, Teatro e Música: Desenvolvendo habilidades artísticas em diferentes áreas.
  12. Orquestra da Juventude: Oferecendo experiências musicais em grupo.
  13. Escola de Dança Urbana da Rede Cuca: Explorando a dança urbana e suas vertentes.
  14. Monitoria em Produção Cultural e em Bibliotecas: Envolve atividades relacionadas à produção cultural e ao incentivo à leitura.

Esses projetos proporcionam uma ampla variedade de experiências e oportunidades para os participantes do Programa Futuros, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um deles.





O Programa Futuros representa um compromisso com o fortalecimento da juventude, capacitando os participantes para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades e no mundo. Ao oferecer uma plataforma para o crescimento pessoal e profissional, o programa abre portas para um futuro promissor para os jovens envolvidos.


LINK PARA INSCRIÇÕES

 

 

Hélio de Souza

Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias