O IFCE disponibiliza mil vagas para curso de capacitação EAD em tecnologia com bolsa


Foto: Divulgação / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abriu inscrições para o programa EmbarcaTech, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 


Este programa faz parte de um esforço nacional que pretende qualificar diversos profissionais até 2025, visando preencher a demanda crescente por especialistas em Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (IoT) em áreas-chave, como Educação, Segurança, Indústria e Saúde.

O EmbarcaTech se faz presente em diversos Institutos Federais espalhados pelo país, como os do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, e Bahia, além do Instituto Hardware BR, no Distrito Federal. A iniciativa é financiada por meio da Lei de Informática (Lei nº 8.248/91), com apoio do MCTI.

A área de sistemas embarcados, que envolve o desenvolvimento de hardware e software para aplicações específicas, é essencial para inúmeras tecnologias, como dispositivos domésticos inteligentes, sistemas automotivos avançados e equipamentos médicos. A crescente digitalização e automação têm impulsionado a necessidade de profissionais especializados nesta área, criando oportunidades significativas de emprego no Brasil e internacionalmente.

LEIA TAMBÉM





Coordenado pela Softex, o EmbarcaTech visa atender à demanda por profissionais especializados em Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (IoT), com foco em áreas como Educação, Segurança, Indústria e Saúde.

A ação oferece seis mil vagas em uma plataforma de Ensino a Distância (EaD), das quais mil são destinadas ao Ceará.

O programa se expande para outros polos em Institutos Federais do Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, além do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrônica (CEPEDI), na Bahia, e no Instituto Hardware BR, no Distrito Federal. O projeto conta com o apoio financeiro do MCTI, viabilizado pela Lei nº 8.248, de 1991.

Sobre o Programa EmbarcaTech

A área de sistemas embarcados abrange sistemas computacionais com hardware e software desenvolvidos para aplicações específicas. Atualmente, esse campo oferece diversas oportunidades para profissionais de tecnologia no Brasil e no exterior.

O EmbarcaTech é composto por duas fases principais: uma capacitação inicial e uma residência tecnológica. A primeira fase oferece um treinamento intensivo de 160 horas, realizado ao longo de três meses via EaD para todos os participantes.

A segunda fase é a residência tecnológica, com carga horária de 240 horas ao longo de um ano, voltada para os 600 alunos de melhor desempenho na capacitação inicial, incluindo 100 participantes do Ceará. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 3.100 durante o período de residência.





Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o domingo (03), para mais informações sobre o processo e detalhes dos cursos, acesse o site oficial: https://embarcatech.softex.br.





Postagem Anterior Próxima Postagem

Concursos

Empregabilidade

Notícias